CIGANA SARITA ( FAMÍLIA DO ESPÍRITO DE CIGANO IGOR)






CIGANA SARITA, ESPOSA DE 
CIGANO PABLO, 
MÃE DE CIGANO IGOR 
E MÃE DE CIGANA ROSITA. 

 ERA MORENA, DE CABELOS E OLHOS PRETOS. USAVA OS CABELOS PRESOS EM UMA TRANÇA QUE CAÍA PELO LADO ESQUERDO DO PESCOÇO, INDO ATÉ A CINTURA, E QUE TINHA AS PONTAS ENFEITADAS COM FITAS FINAS COLORIDAS. 
SARITA USAVA BLUSA VERMELHA, CURTA COM MANGAS BUFANTES. 

NA CINTURA LEVAVA UMA FAIXA DE VÁRIAS CORES. 
A SAIA ERA FEITA ATÉ A METADE COM PANO ESTAMPADO, O RESTO ERA DE PANO LISO AMARELO, MONTADO EM BABADOS CUJAS BARRAS ERAM CORTADAS EM BICO. ELA USAVA NA CABEÇA UM LENÇO ESTAMPADO, PREDOMINANDO O AMARELO-OURO, EM DIAS DE FESTA PUNHA EM CIMA DO LENÇO UMA TIARA DE FLORES VERMELHAS. 

NO PESCOÇO ELA TRAZIA MUITOS COLAREM DE PEDRAS EM VÁRIAS CORES, PREDOMINANDO A VERMELHA. NAS ORELHAS USAVA GRANDES ARGOLAS DE OURO, NO DEDO INDICADOR DA MÃO DIREITA, UM ANEL DE OURO COM UM RUBI, E NO MESMO DEDO DA MÃO ESQUERDA, UM ANEL DE OURO COM UM TOPÁZIO AMARELO. PARA UNIR UM CASAL COM FILHOS QUE SE SEPAROU A CIGANA SARITA COSTUMAVA FAZER O SEGUINTE: 

EM UM POTE DE BARRO COM TAMPA ELA COLOCAVA ÁGUA DE RIO E TRITURAVA A SEMENTE DE TIMBÓ MIRIM (OU ANILEIRA VERDADEIRA), PRODUZINDO UMA ÁGUA AZULADA (TAMBÉM PODE UTILIZAR ANILINA AZUL PARA CONFEITOS). NESSA ÁGUA ELA COLOCAVA UM PAPEL COM O PEDIDO PARA JUNTAR O CASAL, ADICIONAVA AÇUCAR E UM PUNHADO DA ERVA AMOR AGARRADINHO E, ENTÃO, TAMPAVA O POTE. EM SEGUIDA, ACENDIA DUAS VELAS AMARELAS EM CIMA DA TAMPA E DIZIA:

 “JUNTE ESTAS PESSOAS NOVAMENTE, SANTA SARA, POIS ELES TÊM (DIZIA O NÚMERO DE FILHOS), FILHOS QUE NÃO PEDIRAM PARA VIR AO MUNDO.

” ELA REPITIA ESSE PEDIDO POR SETE DIAS SEGUIDOS. DEPOIS ETERRAVA O POTE PRÓXIMO DE UMA ÁRVORE FRONDOSA E FRUTÍFERA. A FRUTA DE SUA PREFERÊNCIA ERA A MAÇÃ VERMELHA, E A FASE DA LUA ERA A CHEIA.

Comentários