SIMBOLOS ONÍRICOS..SONHAR COM CAVALO



SONHAR COM CAVALO
O cavalo simboliza o filho da noite e do mistério, o seu significado está ligado ao fogo e à água, é destruidor e triunfante, nutriente e asfixiante. O cavalo está associado às trevas do mundo ctoniano, e pode surgir galopando das entranhas da terra ou dos abismos do mar.
O cavalo possui uma simbologia complexa, suas acepções simbólicas são provenientes de das figuras lunares, em que associa a Terra ao seu papel de mãe suprema, e à Lua, por isso relaciona-se com a vegetação, as renovações cíclicas, a sexualidade, os sonhos e as adivinhações.

Simbologias de cavalo

No campo da psicanálise, o cavalo está associado ao psiquismo inconsciente, não-humano, está ligado aos relógios naturais e à impetuosidade dos desejos. Seguindo a perspectiva psicanalítica, o cavalo leva a noite ao dia, e se eleva de suas origens sombrias ao céu, deixando assim de ser lunar e ctoniano para tornar-se uraniano, ou solar. 
O cavalo branco, majestoso e celeste, representa os instintos controlados, dominados e sublimados, o que representa a mais nobre conquista do homem: o controle de seus impulsos animais. No entanto, esse controle não é permanente, as trevas, a escuridão, continuam dentro do homem. Por isso, o cavalo é por vezes maléfico e por vezes benéfico. O cavalo pode tanto ser fonte de paz, como de conflito. À luz do dia, o cavalo está cego, enquanto o cavaleiro enxerga e o guia, à noite é o cavaleiro que está cego, e é o cavalo que o guia em meio à escuridão. Quando há esta ordem, o cavalo é capaz de atravessar impunemente as portas do mistérios, que são inacessíveis à razão. No entanto, se esta ordem se desfaz, há um conflito, cavalo e cavaleiro lutam pelo comando, mas ambos estão cegos.
O cavalo possui clarividência, e se o cavalo simboliza os componentes animais, inconscientes e irracionais do homem, também esclarece a razão pela intuição. O cavalo e o cavaleiro estão intimamente unidos. 

Comentários