EXU MARABÔ E O DIABO



Eu morri, desencarnei, quando vi, estava eu lá, na porta do inferno, com o próprio capeta, o coisa ruim me esperando na porta, rindo, por sinal, uma gargalhada gutural, saída de filme de terror.
É claro que me assustei, estava lá eu sozinho, perdido, na frente da casa do demônio, a um passo de queimar eternamente no fogo...
O diabo,bem feliz da vida veio até a porta, disse que faria questão em me levar pela mão, lá para dentro, pois o que eu incomodei ele quando vivo, não está  no mapa, dizia ele.
Bem tu mesmo, que ia contra todos meus ensinamentos, me atacava, mostrava o quanto estavam errados os que me defendiam, e também abria os olhos dos que estavam perdidos no caminho da evolução, principalmente os radicais, fanáticos religiosos..
O capeta me disse, com aquele bafo de enxofre, que finalmente iria dormir tranquilo, eu não mais tiraria o sono dele a noite, ou no dia, sei lá a hora que o diabo vai para cama.
Mas eu já perdido, não entendendo o que tinha acontecido para eu estar naquele local inóspito e doentio, o que eu fizera para estar ali, não sei, só sei que tinha morrido e estava ali..
A surpresa eu tive, ele me pegou na mão, e quando me levava para dentro do inferno, o diabo deu um grito, e me atirou para fora da casa dele.
Também me assustei, mas quando olhei para trás, quem tinha me puxado para fora?
Exu Marabô..
Meu guardião, meu guia meu amigo.
O susto de satanás, foi tão grande que com o rabo no meio das pernas, saiu saltitando,pulando e berrando como se tivesse visto o próprio capeta, ou digo melhor, ele mesmo..

Meu guia disse, não, aqui não é teu lugar, esse aproveitador conseguiu em um momento te pegar, mas estou aqui para te buscar, e levar junto ao nosso pai Oxalá.
O satanás, nem pestanejou, deu um coice na porta do inferno, gritou bem alto todas as blasfêmias do mundo e para dentro do fogo eterno, sacolejou..
E lá de dentro, escutei um choro amargo e rancoroso que dizia.

Com exu Marabô, da linha de Oxalá,
nem o diabo pode, nem que no inferno o queira lá,
filho de Marabô, é filho de Oxalá,
e esse filho mesmo na porta do inferno,
nunca irá entrar.
Nem que o sol escureça,
nem que a noite se ilumine,
não a mal que aconteça,
com filho de fé da Umbanda,
mesmo que o diabo apareça, e pegue esse filho para ele,
lá do céu de aruanda, exu Marabô o proteja.

Por Emerson C Matos

Comentários